Texto: Joel 2:28 -32
28 E há de ser que depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. 29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes, que o Senhor chamar.
Introdução:
No feriado do dia de novembro estivemos reunidos no Sítio Amobre para um encontro que teve como tema "Incendiados: Deixando um rastro da Glória de Deus por onde passarmos", foi um tempo precioso de oração louvor e palavras, teve um efeito imediato na igreja e agora lutamos para que a chama permaneça acessa.
"Reforma refere-se a uma restauração à doutrina pura; reavivamento refere-se a uma restauração na vida do cristão. Reforma fala de um retorno aos ensinos da Bíblia; reavivamento fala de uma vida levada à sua relação apropriada com o Espírito Santo."
Francis A. Schaeffer
Elucidação:
A promessa do Espírito Santo em Joel (principalmente em Joel 2:28-32) é o derramamento universal do Espírito sobre "toda a carne" (todas as pessoas) em tempos futuros, capacitando jovens, velhos, homens e mulheres a profetizar, ter sonhos e visões, e resultando em salvação para quem invocar o nome do Senhor, um evento cumprido em parte em Pentecostes e que continua válido para os crentes hoje, com sinais cósmicos antes do "grande e terrível Dia do Senhor".
Pontos-chave da Promessa:
Universalidade: Deus derramará Seu Espírito sobre toda a humanidade, não se limitando a um grupo seleto.
Capacitação: Filhos, filhas, velhos e jovens receberão revelações divinas (profecias, sonhos, visões).
Condição: O derramamento virá "depois" de um chamado ao arrependimento e retorno a Deus com jejum e oração (Joel 2:12-13).
Sinais: O sol escurecerá, a lua virará sangue, e haverá prodígios no céu e na terra antes do Dia do Senhor.
Salvação: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, encontrando livramento em Sião e Jerusalém.
Alguns acreditam que está promessa se cumpriu se forma plano dia de Pentecostes, nome que passou a ser conhecido este derramar, por ter acontecido durante este período, A Festa de Pentecostes era uma antiga celebração judaica, chamada Shavuot (Festa das Semanas), que marcava o fim da colheita de cereais e celebrava o dia em que Deus deu a Lei (Torá) a Moisés no Monte Sinai, 50 dias após a Páscoa (Pessach).
O contesto do ivro de Joel é uma praga de gafanhotos que destrói as lavouras e traz grande prejuizo econômico, social e emocional, a nação é chamado a um tempo arrependimento e alertada para o grande e temível dia do Senhor
Hoje vivemos um declínio Espiritual e nós como igreja e Região precisamos buscar em Deus com a ajuda do Espírito Santo um ajuste na rota
1) O que tem nos conduzido a um declínio declínio Espiritual
a) Uma ação do inimigo
b) Falsas Doutrinas
c) Pecados não tratados (o problema não está no pecado, mas no pecado não confessado) 1 João 1:9
d) Mundanismo Tiago 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
e) Sincretismo Religioso
f) Religiosidade sem Espitiualidade causada pelo legalismo.
g) Redes sociais e internet
Sei que você consegue fazer uma lista bem maior que essa e até usando outros argumentos. Longe de mim querer esgotar um tema tão necessário de ser esplorado.
I- O que tem levado a nossa vida a um declínio Espiritual e o que é necessário para mudar este quadro?
RESPOSTA: Joel 2: 12-18
1) AREPENDIMENTO
2 Crônicas 7:14 E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2) SANTIDADE
Josué 3:5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
3) ORAÇÃO E JEJUM
Atos dos Apóstolos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
II- É necessário buscar tal avivamento
1) para estarmos capaciados a anunciar o evangelho com ousadia
2) para vencermos o pecado
3) para estarmos preparados para o grande dia
III- Cuidados em nossa relação com Espírito Santo
1) Não pecar contra o Espírito Mateus 12:31-32
2) Não extinguir o Espírito 1Tessalonicenses 5:19
Conclusão:

Comentários
Postar um comentário