Características de um Verdadeiro Cristão


Características de um Verdadeiro Cristão

Texto: Atos 11:19-26

¹⁹ Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. ²⁰ Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. ²¹ A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. ²² A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. ²³ Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. ²⁴ Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. ²⁵ E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; ²⁶ tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Atos 11:19-26

Introdução:

“...não é o que eu simplesmente queira chamar-me cristão, mas quero ser cristão de verdade. Com efeito, se eu provar ser cristão, também posso ser chamado assim.” Inácio Bispo de Antioquia discípulo do Apóstolo João

E ele completa seu pensamento da seguinte forma: “Que fogo venha sobre mim, a cruz, as lutas com as feras, os ossos fraturados, os esquartejamentos, a trituração de parte do meu corpo, as piores torturas do diabo, contanto que encontre Jesus Cristo”.

Textos Extraídos do livro, “Escravo: A verdade oculta  sobre sua identidade em Cristo”. John MacArthur

Elucidação:

Esta seção marca um novo estágio na expansão da igreja desde a comunidade judaica em Jerusalém até a comunidade universal. Antes Lucas contou a inclusão dos samaritanos na igreja e a conversão de uma família gentílica a família de Cornélio. 

Os primeiros pregadores do evangelho em Antioquia foram dispersos de Jerusalém por perseguição; assim, o que foi feito para prejudicar a igreja, foi feito para trabalhar pelo seu bem. A ira do homem é feita para louvar a Deus.

Phoenice ] Fenícia, um país entre a Galiléia e a Síria, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo , incluindo Tiro, Sidon, c. É freqüentemente mencionado como parte da Síria. Consulte Atos 21:2.

Chipre ] Uma ilha do Mar Mediterrâneo, frente à Síria. Atos 4:30.

Antioquia ] Uma cidade da Síria, construída por Antíoco Seleuco, perto do rio Orontes naquela época uma das cidades mais célebres do leste. Para a situação de todos esses, consulte o mapa que acompanha este livro.

Somente para os judeus. ] Pois eles nada sabiam da visão de São Pedro; e não acreditava que Deus abriria a porta da fé para os gentios. O próximo versículo nos informa que havia outros que foram melhor instruídos.

Segundo comentário judaico do Novo Testamento o ser chamado Cristão era algo depreciativo, como também eram chamados de Nazarenos, porém eles receberam bem o “apelido”, que tem seu significado em SEGUIDORES DE CRISTO”

Diante de tudo o que vemos até agora o que é ser Cristão?

A palavra cristão aparece pela primeira vez em Atos 11:26, quando os discípulos foram chamados assim na cidade de Antioquia. Mas aquilo não foi um elogio. Foi quase uma forma de zombar daquele povo diferente, que andava, falava e vivia como Jesus. Ou seja, cristão significa literalmente “pequeno Cristo”.

Tem muito evangélico que frequenta igreja, sabe cantar todos os louvores, levanta a mão no culto… mas mente, fofoca, trai, não perdoa, não ora, não ama, não obedece. É crente de nome, mas sem fruto.

Jesus não pediu seguidores de religião. Ele chamou discípulos. E Ele mesmo disse:

 “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.”Mateus 7:21

Se a pessoa carrega o nome, mas não vive a Palavra, não é cristão. É só alguém com um crachá vazio.

Fontes;

O texto nos traz, algumas características dos verdadeiros Cristão.

1) Os cristãos verdadeiros dão ouvidos à palavra de Deus.

Começamos a listar as características dos cristãos verdadeiros com essa abordagem porque não há discípulo sem que antes se dê ouvidos à mensagem de um mestre. Neste caso, o texto de Atos 11:19-21 relata um grande número de pessoas dando ouvidos à mensagem de salvação de Deus através de seu servo, o Ungido. O próprio doutrinador dessa comunidade dizia que a confiança/fé vem através de dar ouvidos à palavra de Deus (Rm 10:17).

Ora, e se eles deram ouvido, é porque deram crédito a essa mensagem, isto é, a receberam como sendo a verdade de Deus. Além disso, eles decidiram se tornar seguidores do Messias e obedecer-lhe. Dessa forma, todo aquele que é cristão verdadeiro dá ouvidos à mensagem do Salvador, e fazem isso com a intenção de se tornarem discípulos dele.

2) Os verdadeiros crentes se voltam para Deus.

Dentre os chamados “gregos” mencionados no texto de Atos 11:20, possivelmente haviam descendentes de israelitas que já haviam perdido sua identidade bíblica dada a eles por Deus na Torá. Também havia estrangeiros, isto é, não israelitas, que naturalmente não seguiam ao Deus de Israel. E como lemos no v. 19 deste mesmo texto, a mensagem de Yeshua foi anunciada ali primeiramente aos judeus, ou seja, os discípulos diretos do Senhor estavam fazendo o que lhes foi ordenado desde Mt 10:5-6, que era restaurar os descendentes perdidos da casa de Israel e testemunhar aos judeus que o Messias havia se revelado. Isso nos indica que eles estavam falando em hebraico ou aramaico com essa gente.

 3) Os verdadeiros crentes se motivam uns aos outros.

Nós podemos ver este exemplo em Barnabé. O v. 23 de Atos 11 relata que ele motivava os irmãos a permanecerem firmes na caminhada com Deus.

Orientações como essa também foram dadas aos discípulos em outro momento, na carta aos Hebreus capítulo 12:15, onde o autor se inspira em Deuteronômio 29:18 para instigar os irmãos a serem perseverantes em seguir ao Senhor (cf. 10:23-25).

Logo, se os “cristãos” verdadeiros se motivam uns aos outros, não deve haver em nosso convívio sentimentos de intriga, inveja, vingança, etc.

4) Os cristãos verdadeiros se dedicam à oração!

Eu devo aproveitar este tópico anterior para mencionar aqui uma característica fundamental dos verdadeiros cristãos, que sem dúvida era praticada pelos discípulos de Antioquia, isto é, a perseverança na oração!

Barnabé viu a graça de Deus entre aqueles irmãos e os anima a serem cada vez mais firmes no Senhor. Então, para ele ter visto a graça de Deus com aquelas pessoas, eles certamente se uniam a Ele, e isso envolve a perseverança em buscar ao Eterno com oração!

 5) Verdadeiros Cristãos são Servos do Senhor

As características de um verdadeiro servo é

a.        Obediência (1 Pe 1.14);

b.       Fidelidade. O cristão se torna cristão por livre e espontânea vontade. Assim, tem por obrigação ser fiel aos compromissos assumidos;

c.        Prudência. Seu falar, seu agir e seu trabalho na obra devem ser revestidos de prudência e zelo (Mt 10.16; 24.45-46);

d.       Ser produtivo: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mt 25.23);

e.      Trabalhar de boa vontade: “Servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens” (Ef 6.7


Conclusão:

Termino com uma pergunta pessoal a cada um dos ouvintes:

Você é Cristão verdadeiro?

O joio se mistura ao trigo e só será retirado no meio da colheita (Mateus 13:24-30), naquele grande os que não forem verdadeiros em sua caminhada Cristã não serão reconhecidos “⁴¹ Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Mateus 25:41, é preciso tomar uma posição se colocando a disposição do Mestre deixando que o Espirito Santo complete a obra em nossas vidas e só assim poderemos ter uma vida que dignifica o nome do nosso Senhor. Jesus está as portas e não há mais tempo para um falso evangelho, os servos de Jesus precisam manifestar a Glória do Mestre nesta terra.

 

Bíblia de Estudo do Expositor

Bíblia de Estudo Shedd

Comentário Bíblico Moody vol.2 Mateus a Apocalipse, Evertt F. Harrison

Comentário Judaico do Novo Testamento, David H. Stern

https://www.bibliaonline.com.br/ara/atos/11

https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/2/comentario-biblico-de-matthew-henry/atos/11/19-24https://simplificandoabiblia.com/o-que-realmente-significa-ser-cristao-e-como-e-viver-o-cristianismo/

https://bibliaseensina.com.br/10-caracteristicas-dos-cristaos-verdadeiros/

https://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-evangelico-diversos/marcas-de-um-verdadeiro-cristao.html#google_vignette

 

Comentários