Características de um Verdadeiro Cristão
Texto: Atos 11:19-26
¹⁹ Então, os que foram dispersos
por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia,
Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos
judeus. ²⁰ Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até
Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor
Jesus. ²¹ A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao
Senhor. ²² A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava
em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. ²³ Tendo ele chegado e, vendo a
graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração,
permanecessem no Senhor. ²⁴ Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de
fé. E muita gente se uniu ao Senhor. ²⁵ E partiu Barnabé para Tarso à procura
de Saulo; ²⁶ tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se
reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os
discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Atos 11:19-26
Introdução:
“...não é o que eu simplesmente queira chamar-me cristão, mas quero ser
cristão de verdade. Com efeito, se eu provar ser cristão, também posso ser
chamado assim.” Inácio Bispo de
Antioquia discípulo do Apóstolo João
E ele completa seu pensamento da
seguinte forma: “Que fogo venha sobre
mim, a cruz, as lutas com as feras, os ossos fraturados, os esquartejamentos, a
trituração de parte do meu corpo, as piores torturas do diabo, contanto que
encontre Jesus Cristo”.
Textos Extraídos do livro, “Escravo: A verdade oculta sobre sua identidade em Cristo”. John
MacArthur
Elucidação:
Esta seção marca um novo estágio na expansão da igreja desde a comunidade judaica em Jerusalém até a comunidade universal. Antes Lucas contou a inclusão dos samaritanos na igreja e a conversão de uma família gentílica a família de Cornélio.
Os primeiros pregadores do evangelho em Antioquia foram dispersos de Jerusalém por perseguição; assim, o que foi feito para prejudicar a igreja, foi feito para trabalhar pelo seu bem. A ira do homem é feita para louvar a Deus.
Phoenice ] Fenícia, um país entre a Galiléia e a Síria, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo , incluindo Tiro, Sidon, c. É freqüentemente mencionado como parte da Síria. Consulte Atos 21:2.
Chipre ] Uma ilha do Mar Mediterrâneo, frente à Síria. Atos 4:30.
Antioquia ] Uma cidade da Síria, construída por Antíoco Seleuco, perto do rio Orontes naquela época uma das cidades mais célebres do leste. Para a situação de todos esses, consulte o mapa que acompanha este livro.
Somente para os judeus. ] Pois eles nada sabiam da visão de São Pedro; e não acreditava que Deus abriria a porta da fé para os gentios. O próximo versículo nos informa que havia outros que foram melhor instruídos.
Segundo comentário judaico do Novo Testamento o ser chamado Cristão era algo depreciativo, como também eram chamados de Nazarenos, porém eles receberam bem o “apelido”, que tem seu significado em SEGUIDORES DE CRISTO”
Diante de tudo o que vemos até agora o que é ser Cristão?
A palavra cristão aparece pela primeira vez em Atos 11:26, quando os discípulos foram chamados assim na cidade de Antioquia. Mas aquilo não foi um elogio. Foi quase uma forma de zombar daquele povo diferente, que andava, falava e vivia como Jesus. Ou seja, cristão significa literalmente “pequeno Cristo”.
Tem muito evangélico que frequenta igreja, sabe cantar todos os louvores, levanta a mão no culto… mas mente, fofoca, trai, não perdoa, não ora, não ama, não obedece. É crente de nome, mas sem fruto.
Jesus não pediu seguidores de religião. Ele chamou discípulos. E Ele mesmo disse:
Se a pessoa carrega o nome, mas não vive a Palavra, não é cristão. É só alguém com um crachá vazio.
Fontes;
O texto nos traz, algumas características dos verdadeiros Cristão.
1) Os cristãos verdadeiros dão ouvidos à palavra de Deus.
Começamos a listar as características dos cristãos verdadeiros com essa abordagem porque não há discípulo sem que antes se dê ouvidos à mensagem de um mestre. Neste caso, o texto de Atos 11:19-21 relata um grande número de pessoas dando ouvidos à mensagem de salvação de Deus através de seu servo, o Ungido. O próprio doutrinador dessa comunidade dizia que a confiança/fé vem através de dar ouvidos à palavra de Deus (Rm 10:17).
Ora, e se eles deram ouvido, é porque deram crédito a essa mensagem, isto é, a receberam como sendo a verdade de Deus. Além disso, eles decidiram se tornar seguidores do Messias e obedecer-lhe. Dessa forma, todo aquele que é cristão verdadeiro dá ouvidos à mensagem do Salvador, e fazem isso com a intenção de se tornarem discípulos dele.
2) Os verdadeiros crentes se voltam para Deus.
Dentre os chamados “gregos” mencionados no texto de Atos 11:20, possivelmente haviam descendentes de israelitas que já haviam perdido sua identidade bíblica dada a eles por Deus na Torá. Também havia estrangeiros, isto é, não israelitas, que naturalmente não seguiam ao Deus de Israel. E como lemos no v. 19 deste mesmo texto, a mensagem de Yeshua foi anunciada ali primeiramente aos judeus, ou seja, os discípulos diretos do Senhor estavam fazendo o que lhes foi ordenado desde Mt 10:5-6, que era restaurar os descendentes perdidos da casa de Israel e testemunhar aos judeus que o Messias havia se revelado. Isso nos indica que eles estavam falando em hebraico ou aramaico com essa gente.
Nós podemos ver este exemplo em Barnabé. O v. 23 de Atos 11 relata que ele motivava os irmãos a permanecerem firmes na caminhada com Deus.
Orientações como essa também foram dadas aos discípulos em outro momento, na carta aos Hebreus capítulo 12:15, onde o autor se inspira em Deuteronômio 29:18 para instigar os irmãos a serem perseverantes em seguir ao Senhor (cf. 10:23-25).
Logo, se os “cristãos” verdadeiros se motivam uns aos outros, não deve haver em nosso convívio sentimentos de intriga, inveja, vingança, etc.
4) Os cristãos verdadeiros se dedicam à oração!
Eu devo aproveitar este tópico anterior para mencionar aqui uma característica fundamental dos verdadeiros cristãos, que sem dúvida era praticada pelos discípulos de Antioquia, isto é, a perseverança na oração!
Barnabé viu a graça de Deus entre aqueles irmãos e os anima a serem cada vez mais firmes no Senhor. Então, para ele ter visto a graça de Deus com aquelas pessoas, eles certamente se uniam a Ele, e isso envolve a perseverança em buscar ao Eterno com oração!
As características de um verdadeiro servo é
a. Obediência (1 Pe 1.14);
b. Fidelidade. O cristão se torna cristão por livre e espontânea vontade. Assim, tem por obrigação ser fiel aos compromissos assumidos;
c. Prudência. Seu falar, seu agir e seu trabalho na obra devem ser revestidos de prudência e zelo (Mt 10.16; 24.45-46);
d. Ser produtivo: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mt 25.23);
e. Trabalhar de boa vontade: “Servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens” (Ef 6.7
Conclusão:
Termino com uma pergunta pessoal a cada um dos ouvintes:
Você é Cristão verdadeiro?
O joio se mistura ao trigo e só será retirado no meio da colheita (Mateus 13:24-30), naquele grande os que não forem verdadeiros em sua caminhada Cristã não serão reconhecidos “⁴¹ Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Mateus 25:41, é preciso tomar uma posição se colocando a disposição do Mestre deixando que o Espirito Santo complete a obra em nossas vidas e só assim poderemos ter uma vida que dignifica o nome do nosso Senhor. Jesus está as portas e não há mais tempo para um falso evangelho, os servos de Jesus precisam manifestar a Glória do Mestre nesta terra.
Bíblia de Estudo do Expositor
Bíblia de Estudo Shedd
Comentário Bíblico Moody vol.2 Mateus a Apocalipse, Evertt F. Harrison
Comentário Judaico do Novo Testamento, David H. Stern
https://www.bibliaonline.com.br/ara/atos/11
https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/2/comentario-biblico-de-matthew-henry/atos/11/19-24https://simplificandoabiblia.com/o-que-realmente-significa-ser-cristao-e-como-e-viver-o-cristianismo/
https://bibliaseensina.com.br/10-caracteristicas-dos-cristaos-verdadeiros/

Comentários
Postar um comentário