OS DESAFIOS NO CUMPRIMENTO DO MINISTÉRIO

OS DESAFIOS NO CUMPRIMENTO DO MINISTÉRIO

TEXTO:

⁶ Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. ⁷ Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. ⁸ Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

2 Timóteo 4:6-8

 INTRODUÇÃO:

Estamos vivendo um tempo de grandes incertezas mundiais, instabilidade em todas as camadas da sociedade, os poderes estão em grande batalha, junto a isso vemos uma onda crescente de violência a polarização de pensamentos, grandes divisões e tudo aponta para algo que nós cristão sabemos ou deveríamos saber “Jesus está voltando”, e como a igreja precisa lidar com tudo que está acontecendo. Pessoas sendo assassinadas por defenderem o ideal cristão, Venho a alguns dias estudando de forma sistemática as epistolas pastorais, na semana passada falamos das orientações de Paulo a Tito, quero trazer algumas orientações de Paulo a Timóteo, especialmente no capitulo 4.

ELUCIDAÇÃO:

Esse capítulo apresenta a mensagem final desse inspirado apóstolo. Paulo foi martirizado por causa de Cristo logo depois de ditar essas palavras. Assim, não é de admirar que esse capítulo tenha um apelo pessoal in-tenso para que Timóteo seja fiel ao Senhor e ao seu amado Paulo. Todos os cristãos deveríam prestar atenção às quatro "ordens", ou admoestações, registradas nesse capítulo.

I. "Prega a Palavra!" (4:1-4)

A ordem: "Prega a Palavra" (v. 2) exige conhecê-la, transmiti-la de forma correta e torná-la compreensível e aplicável à vida das pessoas. Uma vez, G. Campbell Morgan, grande expositor bíblico, disse: "Nossa primeira tarefa é conceder conhecimento e, depois, devemos objetivar a condução daqueles a quem ensinamos à obediência". Ele também disse: "Pregar, e não proclamar uma teoria nem discutir uma dúvida [...]. Pregar é anunciar a Palavra, a verdade revelada".

II. "Cumpre cabalmente o teu ministério!" (4:5-8)

Paulo estava para terminar sua trajetória, mas Timóteo ainda tinha a vida e o ministério pela frente. "Cumpre cabalmente o teu ministério." Não é maravilhoso que Deus tenha um ministério específico para cada um de seus filhos (Ef 2:10)? Nossa tarefa é descobrir a vontade dele e cumpri- la pelo tempo que vivermos. Essa tarefa envolve vigiar, perseverar e trabalhar.

III. "Procura vir ter comigo depressa!" (4:9-18)

Por que Timóteo devia se apressar? Demas abandonara Paulo (Cl 4:14; Fm 1:24 foi a primeira ocasião em que encontramos o Dr. Lucas. Foi nessa passagem que Lucas juntou-se ao grupo de Paulo. Ele era gentio e escreveu o evangelho de Lucas, bem como o relato de At. Cl 4:14 e Filemom 24 mencionam Lucas junto com Demas, e o contraste entre eles é claro: Demas era infiel, e Lucas era fiel a Cristo e a Paulo.

IV. Saúda meus amigos em Cristo! (4:19-22)

Paulo ainda pensava nos outros, embora enfrentasse a certeza da morte iminente, o que demonstra sua semelhança com Cristo, quando este estava na cruz. Paulo cumpriu o requisito pastoral apresentado em Tito 1:18 — ele era "amigo do bem". Já encontramos Priscila (Prisca) e Áqüila antes (veja At 18:2,At 18:18, etc). Veja At 19:22 para saber de Eras- to; At 20:4 e 21:29 mencionam Trófimo. O fato de Paulo não curar Trófimo comprova que nem todos os santos devem ser curados e que a au-sência de cura não significa necessa-riamente falta de espiritualidade.

 

Eu quero destacar a segunda ordem do apóstolo Paulo e o que elas implicam para as nossas vidas

⁷ Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

 O apóstolo já caminhando para o final de sua trajetória faz u breve resumo do que foi sua caminhada cristã dividindo-a em três pontos que precisam ser seguidos pelos discípulos de Jesus

1)      1) Combati o Bom Combate: O apóstolo deixa claro em seus escritos que estamos vivendo uma grande batalha, que temos inimigos declarados, batalhas no campo físico, no campo espiritual e batalhas interiores

I. NO FÍSICO

a) Teve de descer em um cesto para fugir de uma prisão arbitrária

Em 2 Coríntios 11:32-33 vemos que Paulo teve de sofrer a humilhação de ser içado por uma janela de uma muralha como se fosse um criminoso fugitivo, a fim de escapar do apetite voraz de governantes injustos que queriam a sua cabeça.

b) Foi expulso de Antioquia pelos poderosos da cidade

Em Atos 13:50-51 vemos uma conspiração entre os judeus, mulheres e homens de alta posição da cidade para expulsar Paulo da cidade pelo simples fato dele estar expondo o evangelho naquele lugar e estar havendo conversões.

c) Foi apedrejado quase até a morte em Listra

Em Atos 14:19 vemos que Paulo foi arrastado por uma multidão para fora da cidade e foi apedrejado por essa multidão e, provavelmente, tenha desmaiado, fato este que fez a multidão achar que ele estava morto.

d) Na Macedônia foi açoitado, preso e amarrado com os pés em um tronco

Em Atos 16:23-24 vemos que Paulo foi preso porque expulsou um demônio de uma jovem adivinhadora que dava muito lucro aos que a exploravam. Por isso, foi açoitado, lançado na cadeia e teve seus pés amarrados em um tronco.

e) Foi perseguido pelos judeus de Tessalônica porque pregou em Bereia

Em Atos 17:13-14 vemos que Paulo sofre perseguição dos próprios judeus apenas pelo fato de pregar em uma sinagoga em Bereia. Por causa disso, mais uma vez, teve de fugir desses judeus que queriam a sua morte.

f) Por pregar contra outros deuses em Éfeso, ficou em meio a uma grande confusão na cidade

Em Atos 19:23-26 alguns ourives, temendo ficar sem seu lucro por produzirem imagens de deuses para adoração, incitaram grande tumulto contra Paulo e outros discípulos, o que fez a estadia de Paulo nessa cidade ainda mais perigosa.

g) Em Jerusalém é acusado injustamente de ter levado um grego ao templo e, por isso, é perseguido e quase é morto

Em Atos 21:27-31 mais uma vez os judeus fazem uma grande confusão por deduzirem que Paulo teria profanado o templo levando um grego (Trófimo) até lá. Eles incitam as pessoas e Paulo é arrastado para fora do templo, espancado e quase é morto pela multidão.

h) Preso e enviado a Roma, sofre um naufrágio em Mileto

Em Atos 27:13-20 Paulo, injustamente preso, é levado de navio até Roma, onde teria uma audiência sobre sua prisão injusta. No caminho, o navio deles sofre um grave naufrágio devido a uma tempestade.

i) Na ilha de Malta é picado por uma cobra venenosa

Em Atos 28:3 vemos que, após se recuperar do grave naufrágio, Paulo é picado por uma cobra venenosa que estava escondida entre os gravetos que ele pegava para fazer uma fogueira. Felizmente não morreu.

j) Foi decapitado por Nero em Roma

Apesar da Bíblia não narrar esse fato, a tradição sobre a morte de Paulo diz que ele foi decapitado por Nero, por volta do ano 67 ou 68 d.C., o que é bem provável, já que o imperador Nero foi um dos mais cruéis governantes de todos os tempos. 

Todos os momentos listados aqui estão no campo físico, batalhas enfrentadas pelo apóstolo e que acredito não ser diferente em nossas vidas, no trabalho, na escola, na vida financeira, com vizinhos e tantas situações que somos postos a prova por nossa fé. Porem as batalhas não estão só neste nível, elas também são espirituais e ele também nos alerta.

II. NO ESPIRITUAL

Na carta aos Efésios

¹⁰ Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.¹¹ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;¹² porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.  Efésios 6:10-12

Na carta aos Coríntios

³ Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. ⁴ Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas ⁵ e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,  2 Coríntios 10:3-5

¹⁴ E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.  2 Coríntios 11:14

Sem falarmos de Pedro, Tiago, João que também tratam desta grande batalha 

III. INTERIORES

⁵ Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro.  2 Coríntios 7:5

⁴ Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida. 2 Coríntios 2:4

¹² Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor,

¹³ não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. 2 Coríntios 2:12,13 

A jornada cristã traz uma grande certeza que é a nossa salvação, mas ao longo de nossa caminhada passaremos por grandes temores que se transformam em batalhas em nosso interior, viveremos momentos de grandes ansiedades que precisaremos seguir os conselhos do apóstolo a igreja dos Filipenses.

⁸ Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.  Filipenses 4:8 

2)      2)Cumprir a Carreira:

“Portanto, nós, também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” (Hb 12:1).

Quando eu penso em cumprir a carreira vem a idéia de aposentadoria que na verdade é o sonho de muitos que ao longo de sua jornada de trabalho, passaram por diversas situações e muitos ao longo da jornada dedicaram sua vida tempo e saúde, muitos aposentam e não param continuam sua jornada apesar de já terem feito o que lhes é exigido por lei, mas quando falamos em cumprir a carreira ou o ministério, não está relacionado com os anos trabalhados mas o encontro com o Senhor, no arrebatamento da igreja ou na morte, o apostolo estava condenado a morte a sentença já tinha sido declarada e era uma questão de tempo até a execução, quando ele declara que cumpriu a carreira ele deixa clara que os combates que enfrentou, não o fizeram retroceder, pelo contrario, seguiu em frente fazendo tudo que lhe foi proposto por Deus.

Aplicação: Como estamos cumprindo está carreira? Pois não é somente fazer, é fazer com excelência, dedicação entregando o tudo de nós a cada dia, vivendo a plenitude do chamado, não abrindo mão da presença e do serviço, assim como apóstolo chega ao final do seu ministério Deus espera  também de nós. Talvez você hoje diga estou cansado não quero mais, só que ainda não acabou, não chegou o tempo de parar é preciso prosseguir.

 

3)      3)Guardou a fé: Sempre tive em meu coração uma frase em relação ao evangelho que diz: “Mais importante que como começa é como tudo vai terminar”, e em parte concordo com ela, quantos são os que começam sua caminhada cristão muito bem, levam uma vida consagrada, pregam, oram, visitam, fazem tudo que a bíblia nos ensina a fazer, porém em um momento abrem mão de tudo e retornam as praticas antigas, alguns morrem e nem sabemos se houve um tempo reconciliação, até começaram bem mas não guardaram a fé. A bíblia nos orienta para tomarmos cuidado e guardar a nossa fé:

O que é guardar a fé? Que fé é essa, que foi guardada pelo apóstolo Paulo?

A ‘fé’ a qual o apóstolo Paulo faz referencia, diz da verdade do evangelho, ou seja, da fé que foi entregue aos santos

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência, acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 1:3).

“Somente deveis portar-vos dignamente, conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós, que estais num mesmo espírito, combatendo, juntamente, com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” (Fl 1:27).  

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm 4:16).

“Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho” (2 Jo 1:9).

“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” (Tg 1:25).

“Mas aquele que perseverar até ao fim, será salvo” (Mt 24:13; Ef 2:20).

 

CONCLUSÃO: Estamos em tempos difíceis e precisamos seguir as orientações que nos são deixadas pelo apóstolo a seu discípulo Timóteo que são para nós hoje palavras de vida, que nos conduziram em meio as batalhas de nossa jornada cristão podendo no final também declarar.

“combati o bom combate, cumpri a carreira e guardei a fé”, pois só assim teremos direito a “coroa de justiça” que está proposta.

 

Fontes:

Bíblia de Jerusalém

Bíblia de Estudo Sheed

Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe,

www.bibliaonline.com.br

https://search.nepebrasil.org/interlinear/?livro=55&chapter=4&verse=7 (Interlinear grego)

https://www.esbocandoideias.com/2016/02/os-10-piores-sofrimentos-do-apostolo-paulo.html

https://voltemosaoevangelho.com/blog/2020/04/lutas-por-fora-temores-por-dentro/

https://estudobiblico.org/guardei-a-fe/

Comentários