BOM SAMARITANO

BOM SAMARITANO

Texto: Lucas 10:25-37

²⁵ E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? ²⁶ E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? ²⁷ E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. ²⁸ E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. ²⁹ Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? ³⁰ E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. ³¹ E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. ³² E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. ³³ Mas certo samaritano, viajando, veio até ele e, vendo-o, foi movido de íntima compaixão; ³⁴ E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;³⁵ E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.³⁶ Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?³⁷ E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Introdução:

Esta semana ao ouvir a musica do Anderson Freire que diz que “somos um espelho e refletimos a imagem do Senhor”, fiquei pensando sobre a influência da igreja na sociedade e todo o poder que nos é dado para mudar vidas, o nosso papel como agentes transformadores. Lembrei do pacto de Lausanne, um movimento com cerca 150 Nações envolvidas no Evangelismo Global e que dentre muitas ações tem uma preocupação com o social. Lembro de pastores no Brasil que também trabalharam muito para mudar a visão de muitos evangélicos que pensavam que é só cuidar do espiritual que as demais coisas se ajeitam. Lembrei também de quantos lideres se desviaram do propósito com excesso de ativismo social e passaram a defender regimes que são contrários a religião, poderia até citar alguns nomes mas como está mensagem pode ser reproduzida, prefiro me resguardar. A parábola do Bom Samaritano nos trás ensinamentos preciosos que podem ser aplicados em nossas igrejas e nossa vida pessoal

Elucidação

Esta é uma das histórias mais queridas do Novo Testamento. Estamos em débito com Lucas por tê-la registrado, pois nenhum outro autor do Novo Testamento a registra. A ocasião em que ela foi contada evidentemente ocorreu em Jerusalém, ou em suas pro-ximidades — possivelmente em Betânia, na casa de Lázaro, quando Jesus fez sua curta viagem a Jerusalém para a celebração da Festa da Dedicação. Note que nos eventos seguintes (38-42) Ele está em Betânia.

Voltando a música, muitos ouvem acham bonita não conseguem entender como ele chegou a está interpretação e eu quero se possível  tentar elucidar para nosso maior entendimento

Interpretação da parábola do bom samaritano por Lutero

A metáfora do Evangelho: Lutero interpretava a parábola como uma imagem do próprio Evangelho, onde Cristo se apresenta como o samaritano que ajuda a humanidade ferida.

O Cristo como Bom Samaritano: Para Lutero, o samaritano era uma representação de Cristo que, por compaixão e amor, cuida dos pecadores.

As feridas e o pecado: As feridas do homem na estrada representam os pecados da humanidade.

A Salvação pelo samaritano (Cristo): O samaritano, que cuida do ferido, representa Jesus Cristo, que se identifica com a humanidade para salvá-la.

O Jumento e o corpo de Cristo: O jumento, no qual o samaritano coloca o ferido, simboliza o corpo de Cristo, pelo qual a salvação é concedida.

A hospedaria e a Igreja : A hospedaria, onde o samaritano deixa o homem para ser cuidado, representa a Igreja, o lugar de acolhimento e cura espiritual para os crentes.

Os dois xelins: Os dois xelins representam as duas pessoas da Trindade — o Pai e o Filho — que providenciam o sustento e a salvação.

Retorno de Cristo: O retorno do samaritano à hospedaria para pagar o restante das dívidas de cuidado representa o retorno de Cristo no Último Dia.

Diferença entre a visão Luterana e outras visões

Lutero acreditava que era essencial entender a parábola como uma alegoria da salvação, corrigindo interpretações que se concentravam apenas em uma moralidade humanística. Ele enfatizou que a ação do samaritano é uma manifestação da graça divina, e não uma ação que os seres humanos podem reproduzir por seus próprios esforços. Para Lutero, o samaritano é o próprio Cristo, e não um exemplo para que as pessoas tentem imitar o seu ato de misericórdia.

 A interpretação mai usada e aceita é a seguinte

 Contexto da parábola

Um doutor da Lei perguntou a Jesus quem era seu "próximo" a ser amado como a si mesmo.

Jesus respondeu com a parábola para mostrar quem é o próximo, que é "quem está no seu caminho" e necessita de ajuda. O doutor da Lei, para se justificar, perguntou quem seria o seu próximo, e Jesus, através da parábola, mostrou a importância do ato de amar e ajudar.

Os personagens e o que representam 

O viajante assaltado: Representa qualquer pessoa que, mesmo sem culpa, pode cair em desgraça e se tornar vulnerável e necessitada de auxílio.

O sacerdote e o levita: Pessoas religiosas que, ao verem o viajante ferido, não o ajudaram por medo de se contaminarem ou por não se importar, desobedecendo o ensinamento do amor.

 O samaritano: Alguém que, apesar de ser de uma região vista com desconfiança e de não conhecer o viajante, o ajudou sem hesitar, demonstrando amor prático e não apenas ritualístico.

 Um samaritano (33). Seu nome e nível social não têm importância, pois todos os samaritanos eram odiados pelos judeus e, evidentemente, a maioria dos samaritanos tinha um sentimento similar pelos judeus. O importante é que um homem que não tinha nenhuma razão especial para ajudar este judeu e quase toda a motivação racial para não ajudá-lo, foi movido de compaixão por um ser humano que estava sofrendo. Embora esse ser humano pertencesse a uma raça odiada, ele parou e o ajudou, fazendo por ele o máximo que podia.

QUERO FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE A AJUDA DO SAMARITANO E ABRO DE JESUS EM NOSSAS VIDAS

a) Ele lhe prestou um imediato socorro emergencial; ²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.³⁰ Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

b) Ele o levou para uma hospedaria, onde o homem poderia receber os cuidados necessários enquanto convalescia; ⁴ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.⁵ Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:4,5

c) Ele pagou a conta antecipadamente; ¹⁴ Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2:14

d) Ofereceu mais assistência caso fosse necessária. Ele não negligenciou nenhum tipo de ajuda que pudesse prestar. ²⁶ Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

²⁷ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:26,27

O que a Parábola nos Ensina

 1)      Amor prático e sem distinção: O amor ao próximo deve ser um ato de compaixão e ajuda, sem considerar a nacionalidade, religião ou status social da pessoa.

 2)      Fé demonstrada em ações: A fé verdadeira se manifesta nas ações de cuidado e misericórdia, não apenas no conhecimento das regras religiosas.

 3)      Responsabilidade individual: Temos a responsabilidade de ajudar os outros, pois a negligência em não agir nos tornará responsáveis perante Deus, afirma

 Conclusão

A caridade, na Bíblia, é um amor ativo e desinteressado que motiva as pessoas a se importarem com os outros. Ela vai além de sentimentos, manifestando-se em ações concretas de ajuda e apoio, especialmente para aqueles que sofrem, como os pobres, os órfãos e os estrangeiros. A caridade é vista como uma virtude essencial, a maior das virtudes, que reflete o próprio caráter de Deus. Um dia a comunhão do homem com Deus foi roubada, estávamos a beira do caminho e fomos encontrados, Ele tratou nossas feridas, nos deixou na igreja em um processo de tratamento mas em breve Ele voltará,

 

Bíblia de Estudo do Expositor

Bíblia de Jerusalém

Bíblia de Estudo Shedd

https://www.bibliaon.com/caridade/

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/10

https://lausanne.org/pt-br/statement/pacto-de-lausanne

https://search.nepebrasil.org/interlinear/?livro=42&chapter=10&verse=25

https://pecadorarrependido.com.br/caridade/

Beacon - Comentários de Lucas Capítulo 10 do versículo 1 até o 42

Matthew Henry - Comentários de Lucas Capítulo 10 do versículo 1 até o 42

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