Dizia na
minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei eu ao SENHOR, por todos os
benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o
nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o
seu povo.
Salmos 116: 11-14
Estamos chegando
ao final do ano e ao fazer uma retrospectiva,paro, penso nas promessas feitas
no final do ano que passou, dos votos feitos e não cumpridos, das desilusões e
principalmente das grandes vitórias alcançadas. Chegamos ao final do ano e se
pesar, ser´que podemos dizer que o saldo foi positivo?
Este salmo
foi escrito para ser usado na liturgia do templo, diante da congregação de
Israel. Tornou-se um modelo de agradecimento para aqueles que se tinham
recuperado de enfermidades ou outras crises pessoais.
116.11
Eu disse na minha perturbação. Possíveis Significados Deste Versículo: 1.
Os homens, como sacerdotes, falam sobre o poder de Deus para curar, mas visto
que “todos os homens são mentirosos" (ver Tito 1.12), como confiar naquilo
que eles dizem? Mas o poeta percebeu que fizera um julgamento apressado.
Algumas vezes os homens dizem a verdade, especialmente quando falam sobre o
poder que Deus tem de curar e abençoar. Se o salmista tivesse escutado todos
cuja língua solta os identifica como mentirosos, não teria acreditado que
pudesse ser curado. Os homens desapontam
a confiança que outros homens depositam neles. Verdadeiramente, eles nos dão
razão para não confiarmos neles. Não obstante, algumas vezes pode-se confiar em
um homem quando ele está falando sobre o poder de Deus. Ademais, o poeta
sagrado contava com o testemunho do Espirito de Deus em seu coração, o qual
transcende tudo quanto os homens são e dizem, e isso continuava a segredar-lhe
como ele poderia ser curado. Seu clamor pedindo misericórdia submetera Yahweh a
teste, e nosso homem não fora desapontado. 2. Há outro sentido possível neste
versículo: quando o poeta sagrado buscava a cura, outros diziam-lhe que ele
estava iludido em sua fé. Mas eles é que acabaram sendo um bando de mentirosos.
Assim sendo, em “consternação" (Revised Standard Version), o poeta
chamou-os de mentirosos. Ele não ficou desencorajado ao ouvir todas aquelas mentiras,
mas continuou esperando em Yahweh (vs. 12). 3. Ainda outro sentido é possível:
o poeta tinha posto sua esperança nos homens. Talvez ele tenha consultado os
médicos que o decepcionaram. Então ele disse, “em sua consternação, que os
homens são todos vãs esperanças”. Com essa atitude mental, voltou-se para
Yahweh.
116.12
Que darei ao
Senhor...? O salmista fora curado. Recebera abundância de bênçãos de Yahweh.
Ele tinha feito votos: "Senhor, se me curares, farei isto e aquilo por
Ti". Mas seus votos (vs. 14) haviam sido superficiais, e o que ele tinha
prometido era muito pouco. Portanto, o que ele poderia fazer para demonstrar
sua gratidão?
Por
misericórdias tão grandes Que posso eu devolver a Deus?
Por
misericórdias tão grandes e verdadeiras,
Eu O amarei e
servirei Com tudo quanto tenho,
Enquanto
minha vida perdurar.
O
Procedimento no Templo:
1. O homem
vai ao templo. Ele pode estar acompanhado por amigos que tinham seguido de
perto o seu caso. Ele leva um animal para ser sacrificado.
2. O
sacrifício do animal é efetuado, bem como uma libação.
3. O homem
cumpre os votos anteriormente tomados tanto quanto é possível fazê-lo dentro do
terreno do templo. Talvez ele traga outros animais para serem sacrificados, ou
dinheiro ou algum cereal. Ele tem votos a pagar “ali”.
4. Há
cânticos e regozijo. Os sacerdotes e membros da comunidade se juntam a ele. Os
levitas músicos (ver I Crô. 25) participam dos cânticos e tocam seus
instrumentos.
5. Ele ergue
o cálice da salvação, isto é, uma libação de vinho, derramado sobre um vaso
perto do altar. Ver o vs. 14, quanto a esse item.
“O escritor
sagrado, ao perguntar o que poderia dar ao Senhor como pagamento pela bondade
demonstrada (ver o vs. 7; 13.6; 142.7), fez um voto de louvar ao Senhor na
congregação” (Allen P. Ross, in loc.).
Este
versículo tem sido cristianizado para referir-se a uma vida de dedicação em
troca das bênçãos recebidas na salvação.
116.13
Tomarei o
cáiice da salvação. Está em pauta uma libação para agradecer a Yahweh por Seu
livramento da enfermidade. Uma libação de vinho era vertida em um vaso que
estava sobre o altar, um dos “concomitantes de praticamente todo sacrifício
animal (cf. Êxo. 29.40; Lev. 23.37; Deu. 32.38; Eze. 20.28; Eclesiástico
50.14,15)” (Wílliam R. Taylor, in loc.).
Nunca te
sintas triste ou desanimado Se tens fé para acreditar; Graça para os deveres à
tua frente,Pede de Deus e recebe.(Fanny J. Crosby)
A libação
seria oferecida em meio aos louvores e às orações, mediante os quais o homem
invocaria o nome de Yahweh, para receber Sua oferenda, Seu louvor e Sua vida.
Nosso coração
dividido por nada,Contente por deixar tudo por Ele.(James Allen)
“... estando
bem disposto, sob o senso das misericórdias recebidas, para suportar ou sofrer
qualquer coisa por amor Daquele que o tinha chamado, sabendo que isso seria
sinal de sua salvação. Talvez a alusão seja a um chefe de família que, no
término de uma festa ou refeição, costumasse tomar um cálice na mão e dar
graças a Deus. Ver Mat. 26.27” (John Gill, in loc.).
116.14
Cumprirei os
meus votos ao Senhor. O poeta pagou publicamente os seus votos, na presença de
muitas testemunhas. Outros votos ele também pagaria “ali”. Haveria presentes
outorgados ao templo, atos de caridade, sinais de dedicação e evidências de
viver a lei do amor. Excetuando a questão dos sacrifícios e das cerimônias
acompanhantes que prestavam louvor público, não somos Informados sobre o que
seriam esses votos. Ver no Dicionário o artigo chamado Votos. Essa declaração é
repetida no vs. 18. Os votos incluíam toda a espécie de promessas de que a
pessoa faria isto ou aquilo, ou daria isto ou aquilo. Esses votos eram
considerados com o máximo de seriedade e precisavam ser cumpridos.
Dá-me o teu
coração,
Nenhum dom é
tão precioso para Ele Como o presente do nosso amor.
Dá-me o teu
coração,
Dá-me o teu
coração,
Ouve o suave
sussurro.
Afasta-te
deste mundo escuro:
Dá-me o teu
coração.
CONCLUSÃO: O que daremos a este Deus no ano
de 2017, qual será nossas ofertas pelas bênçãos alcançadas e todos os seus
cuidados.
O Antigo Testamento Comentado Versículo por Versículo - R.N Champlim

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