UM POUCO DE HISTÓRIA DENOMINACIONAL
MISSÃO EVANGELIZADORA DO BRASIL E PORTUGAL -MEBP
Em meados de 1890 a Igreja Evangélica Fluminense, pioneira no evangelismo brasileiro, resolveu fazer uma grande campanha evangelística.
Devido a muitos moradores da cidade que não tinham coragem de ir ao templo evangélico, por proibição do clero romano, que os ameaçava de excomunhão, foi constituída uma comissão, que resolveu alugar o teatro Fenix Dramático, onde foram realizadas diversas conferências a partir de 14 de outubro, que resultou em muitas conversões a Cristo. Com tamanho sucesso, ficou resolvido organizar uma entidade missionária com o objetivo de continuar o trabalho de evangelização. Assim surgiu a Sociedade de Evangelização, que depois, foi-lhe acrescentada a expressão do Rio de Janeiro.
Foi fundada em 08 de novembro de 1890. Suas atividades no entanto, só tiveram início em janeiro de 1891 .
O lema adotado pela Sociedade, está em Marcos 16: 15: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". E em 22 de julho de 1919 teve o seu nome mudado para Missão Evangelizadora do Brasil e Portugal: MEBP.
O trabalho da MEBP abrangeu os campos de Piraí, Volta Redonda (RJ); Cataguases, Itamarati, Astolfo Dutra, Muriaé (MG); Atibaia, Franca (SP); Cupira (PE); Chelas, Paio Pires, Ponte do Sôr e respectivas Missões ou Congregações (Portugal).
A Missão também financiou o estudo de dois jovens portugueses no Seminário Teológico.
Organizou "Feiras missionárias" e "Bazares" com o fim de divulgar o trabalho de missões e também arrecadar fundos para a manutenção de seus Obreiros.
Em 1987, numa das Feiras, contamos com a participação do Missionário James Hudson Taylor III, bisneto de Hudson Taylor, conhecido como o primeiro missionário enviado a China.
A missão Evangelizadora do Brasil e Portugal criou o "Boletim Ocasional" para publicar suas atividades e as dos diversos campos e respectivos obreiros.
É a primeira Missão transcultural no Brasil.
Na década de 90 ampliou seu raio de ação missionária cooperando com onze campos nacionais e nove no exterior.
Atualmente coopera com os seguintes campos:
No Brasil
Campo da Paraíba (PB), Paragominas (PA), Porto R. do Colégio (AL), Cascavel (PR) e Maringá (PR).
No exterior
Castellón (Espanha), Esmirna (Turquia), Montargil (Portugal), Mora (Portugal), Norte da África e Sudão (África).
Em 22 de novembro de 2009, adquirimos autorização para comercializar os Salmos e Hinos, com a Igreja Evangélica Fluminense, detentora dos direitos autorais das Obras. Ressaltamos que os recursos apurados com as vendas serão revertidos em ações para os campos missionários.
Denilson Ferreira
Administrador da MEBP
Comentários
Postar um comentário