Texto: Jeremias 29: 1-14
Jeremias 29:1 São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia, 2 depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias, a rainha-mãe, os oficiais, os príncipes de Judá e Jerusalém e os carpinteiros e ferreiros. 3 A carta foi mandada por intermédio de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia, a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e dizia: 4 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: 5 Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. 6 Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. 7 Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. 8 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9 porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor. 10 Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.
Introdução:
Ilustração
É preciso Olhar além dos muros
Conta a história que em uma enfermaria de hospital dois pacientes estavam lado a lado sendo que um com sua cama na entrada próximo a porta e outro com sua cama próximo a janela, o que estava próximo a porta sempre perguntava ao da janela o que ele via, sempre bem humorado falava das lindas flores , do sol radiiante e a alegria das pessoas caminhando pela rua. Os dias se repetiam e em suas respostas sempre uma novidade e isso enchia o seu companheiro de alegria e esperança de logo deixar aquela cama, sair para ser um também no meio da multidão. O que tinha sua cama na janela dizia se eu sair primeiro me verá também nesta multidão. Passado alguns dias o que tinha a cama na janela teve alta e ao sair falou pelo seu amigo. "Sempre olhe além das janelas, nunca deixe os muros limitar sua visão". O companheiro pediu a enfermeira para mudar de local, ir para janela já que o outro paciente teve alta. Feito a mudança qual foi a sua surpresa, ao olhar a janela não viu flores nem multidão caminhando só um muro alto e branco e só então ele entendeu que disse o amigo: Sempre olhe alem das janelas, nunca deixe os muros limitar sua visão".
Em nossas vidas os muros podem ser as dificuldades que enfrentamos, algo que nos impedem de olhar além, situações momentaneas que se mantemos a fé e a confiança em Deus, logo, logo vão passar e a visão estará aberta para as flores e a multidão, novas experiências para serem vividas. Olhar além dos muros também é mostrar para outros que podemos ver mais que nossos olhos nos mostram trazendo aqueles que tem a visão limitada uma esperança. Hoje você pode escolher olhar o muro a sua frente bloqueando sua visão ou enxergar alem do muro e poder ver tudo que Deus tem preparado para você.
Elucidação:
O contexto de Jeremias 29 é uma carta do profeta Jeremias aos judeus exilados na Babilônia, após a deportação por Nabucodonosor, instruindo-os a se estabelecerem, construírem vidas, orarem pela cidade e confiarem que Deus os traria de volta após 70 anos, alertando contra falsos profetas que prometiam libertação imediata, focando em esperança, paciência e fé no plano de Deus para restauração.
Principais Pontos do Contexto:
Situação: O povo de Judá, incluindo líderes, sacerdotes e artesãos, foi levado cativo para Babilônia, um período de sofrimento e incerteza.
Mensagem Central: Deus, através de Jeremias, diz para eles se adaptarem ao cativeiro: construir casas, plantar, casar e orar pela paz da Babilônia, pois sua prosperidade estaria ligada à cidade.
Duração: A profecia dos 70 anos de cativeiro é reafirmada, desmentindo profetas que prometiam retorno rápido e causando conflito com eles.
Esperança e Fidelidade: A verdadeira esperança não estava na fuga, mas em buscar a Deus de coração, pois Ele tinha planos de prosperidade e restauração, prometendo encontrá-los quando O procurassem.
Aplicação: A carta ensina sobre viver de forma positiva e influente em ambientes hostis, orar por eles e ter uma perspectiva de longo prazo, confiando na fidelidade de Deus.
Em resumo, Jeremias 29 é uma mensagem de realismo, adaptação e esperança duradoura, mostrando que Deus age mesmo através do julgamento e do exílio, com planos de restauração para Seu povo.
O que podemos aplicar em nossas vidas no ano que está começando
1) Deus fala com seu povo em meio as aflições
Jeremias 29:4 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia:
Aplicação:
Por estar passando tempos difíceis muitos são abalados em sua fé, perdem a esperança e acreditam terem ser abandonados por Deus, alguns desertos e vales nós provocamos em outros somos levados pelo próprio Deus, para ouvir sua voz e endiretar nossos caminhos
Oséias 2:14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
2) Continue a Sonhar
Jeremias 29:5 Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. 6 Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais.
Aplicação:
As dificuldades tentam roubar nossos sonhos e é no tempo de dificuldade que devemos olhar alem dos muros, olhar para cruz manter o nosso foco, ter a casa própria é o sonho de muitos que hoje moram de aluguel, ter seu pomar no quintal comer fruta da arvore que plantou, aqueles que são solteiros sonham com o casamento e formar sua família terem filhos. Tudo um sonho que na dificuldade parece distante, mas Deus fala ao seu povo continue a sonhar.
3) Tenha uma vida de oração
Jeremias 29:7 Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
Aplicação
Talvez você conheça alguém que abandonou a Deus por conta das dificuldades enfrentadas na vida, pessoas que não foram perseverantes em meio as provações e a sequência do afastar é simples. Primeiro se abandona a oração, depois abandona a leitura, começa a retomar praticas antigas
4) Cuidado para ser enganado por falsos profetas
Jeremias 29:8 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9 porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor.
Aplicação: Quando estamos em momentos de fragilidade estamos suscetíveis a palavras que não proceden do Senhor, algumas em maldade e outras até que não, pessoas que nos amam e que podem levados pela emoção falar o que Deus não falou e nos apegamos em falsas esperanças.
5) Toda prova tem um tempo determinado para chegar ao final
Jeremias 29:10 Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Aplicação
Toda provaem nossa vida precisa ser doutrinaria, tirar delas ensinamentos para não voltarmos a cometer os mesmos erros. O povo de Israel antes do cativeiro foi avisado, chamado a transformação mas não deram ouvidos. Mas toda prova chega ao final, na vida de Jó foi assim teve início e final, pois a em Deus um propósito.
Somos o que Deus diz que somos
5) Quando vencemos as provas estreitamos nosso relacionamento com o Senhor
Jeremias 29:12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.
Aplicação:
Tem um relacionamento de intimidade com Deus deve ser nosso desejo neste ano que começa, buscando e achando. Hoje no primeiro culto de 2026 nos reunimos em Santa Ceia para ter laços estreitados com Jesus, buscando e achando em Deus cura, restauração em seu Sangue.

Comentários
Postar um comentário